Série Mulheres Árabes | # 23 Diana El Jeiroudi

Diana El Jeiroudi.

Diana El Jeiroudi é uma cineasta independente, documentarista, artista e produtora síria. Ela é bacharel em Literatura Inglesa pela Universidade de Damasco e trabalhou em Marketing & Comunicação até 2002.

Ela co-fundou a única produtora independente de filmes na Síria até hoje, a ProAction Film, para a produção de documentários. Ela também é co-fundadora do Festival Internacional de Documentários do DOX BOX na Síria, que atua em colaboração com o Festival Internacional de Documentários de Amsterdã e a European Documentary Network.

El Jeiroudi ganhou destaque internacional com seu curta-metragem The Pot (2005), que explora as questões relacionadas à gravidez e a reexamina como um fenômeno social. A artista tenta ilustrar como a identidade feminina na região árabe gira em torno de dar à luz.

Em seu primeiro longa-metragem Dolls – Uma mulher de Damasco (2007-2008), El Jeiroudi explora o fenômeno da Boneca Fulla, que representava o sonho de cada menina árabe e era a versão com véu da boneca Barbie. Paralelamente, constrói-se a figura maternal de Manal, uma jovem mãe e esposa síria que vive em um ambiente social tradicional com regras conservadoras para as mulheres.

El Jeiroudi tenta revelar uma tendência que utiliza a apropriação comercial de um modelo feminino para limitar a liberdade e controlar a mente de uma geração jovem para aceitar um conjunto de regras religiosas e socialmente aprovadas.


Este artigo faz parte da Série Mulheres Árabes, publicações diárias durante o mês de março, com o intuito de contribuir com a visibilidade das diferentes narrativas protagonizadas por mulheres árabes. O projeto é de autoria de Camila Ayouch, colunista do Regra dos Terços e estudante de Letras Português-Árabe na Universidade de São Paulo (USP).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s